top of page
  • Foto do escritorjassonherculano

Tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor. (Provérbios 25:4)

Graça e paz, amados!


Sim, confesso, sou amante, admirador, aprendiz dos ensinos do Sábio Salomão.


Novamente escrevo uma análise Bíblica do Livro de Provérbios: A sabedoria contida no livro de provérbios escrito por Salomão é tão significante hoje quanto era na época em que o livro foi escrito, por volta do ano de 950 A.C. No entanto, não é um panfleto sobre a prosperidade nem um guia de “como ter sucesso” no sentido mundano, fato que está em alta na atualidade. O livro mostra como ordenar os valores de alguém, o que conduz ao caráter, que conduz a integridade, que conduz a santificação

Uma vez que esse livro de trinta e um capítulos contém tantas expressões que são valiosas para ser meditada diariamente, por isso seu conteúdo é relevante para todas as épocas. Jesus Cristo confirma a veracidade do livro de provérbios no evangelho de Lucas 11.31. Existiram notícias desse livro nas mensagens de Jesus.


E a partir do texto encontrado no capitulo 25 e verso 4 que encontramos 4 elementos a serem analisados, para apresentação de um breve esboço:

  • A prata

  • A escória

  • O vaso

  • O Fundidor

O elemento PRATA é um Símbolo da Redenção: tão importante e caro quanto o ouro, entre os utensílios do templo tinham alguns que eram de prata.

Prata somos nós cristãos, porém “ainda com as escórias” sendo assim impossível brilhar ou refletir a glória de Deus. Veja o conselho de Paulo os Coríntios: “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho, a glória de Deus”. 2 Co 3.18

O elemento escória: Provém do cilício, não derrete fácil, somente a 2500°c, e também conhecida como produto do vulcão.

Para separar a escória da prata, esta deve ir ao forno, não há outra maneira de separá-lo. Está escória representa o pecado, a soberba da vida, mentira, inveja, ódio, murmuração e tudo o que não provém de Deus.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1.

O elemento vaso: Somos nós após sermos limpos “sem escórias”; transformados em vasos de prata, ouro, de barro e de madeira.

Que tipo de vaso eu sou?

Como está o vaso; trincado, sujo sem brilho, cheio de escória?

O apóstolo Paulo assegura que o fabricante do vaso tem domínio sobre ele. Rm 9:21

Em Salmos 31.12; Davi pela opressão dos seus inimigos diz: “Sou como um vaso quebrado”. Porém passa apenas um verso e ele mesmo ressalta: “mas eu confiei em ti, Senhor, e disse; Tu és meu Deus”.


"A fragilidade humana é notável, porém todos podemos ser instrumentos de Deus"


E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:9,10


O elemento fundidor: Aquele que coloca os materiais no forno para posteriormente dar forma a eles.

Nosso Deus é especialista em moldar coisas, criou o mundo e tudo que nele há, inclusive o ser humano a sua imagem e semelhança. Sendo perfeito sabe tudo de metalurgia, produção de peças, apenas é necessário deixá-lo trabalhar em sua vida.

Ele coloca o equilíbrio entre os elementos químicos do metal e se for preciso ele também ajuda a tirar toda a escória através do sacrifício vicário de Cristo Jesus.

Somente iremos vislumbrar tudo aquilo que Deus tem para nos quando permitirmos que sejam removidas as escórias e esse é um trabalho do Fundidor.

Por isso; “entrega o seu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. Sl 37.5

Deus te abençoe.


Saudações em Cristo Jesus!


Ev. Jasson Herculano

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page